quinta-feira, 4 de agosto de 2011

TV Futura e TV Record fazem reportagem sobre a peça “Um Amigo Diferente?”, trabalho da Escola de Gente que trata de diferentes formas discriminação.

Por: Henrique Morici
Em duas matérias exibidas no último dia 26/07/2011, no Jornal Futura, do canal a cabo Futura, e em 29/07/2011, no programa Hoje em Dia, da TV Record, do Rio de Janeiro, o teatro inclusivo foi assunto com a peça “Um Amigo Diferente?”, musical rock de Marcos Nauer, inspirado no livro da jornalista Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente.

A história gira em torno de Lucas, um menino de 10 anos que sonha em ser um astro do rock, mas que desde pequeno tem a fama de ser uma pessoa estranha, enfrentando discriminação na família, da vizinhança e de amigos/as da escola por isso.

Montado a partir do Decreto Federal nº. 5296/04 e do Decreto Legislativo 186/08, que determina que as produções culturais brasileiras devem garantir a acessibilidade física e de comunicação às pessoas com deficiência, a peça disponibiliza intérpretes da língua de sinais brasileira (Libras) e legenda eletrônica para pessoas surdas e com deficiência auditiva, além de programas em braile e audiodescrição para pessoas cegas e com deficiência visual, entre outras medidas.

À TV Futura, Claudia Werneck revelou que a peça já é, de fato, o teatro do futuro sendo feito no presente ao disponibilizar todos os meios de acessibilidade que a lei prevê, além de aprimorar e testar novas soluções, de modo harmônico e sem prejudicar a qualidade artística do espetáculo. “Não estamos sendo inovadores, apenas cumprindo a legislação brasileira”, finaliza Cláudia.

E para a TV Record, Claudia falou sobre a democratização de acesso e acessibilidade à cultura, já que mais da metade das crianças e dos adolescentes com deficiência vive na pobreza. “Acesso é uma palavra que deve estar sempre associada à acessibilidade quando se fala de democratização da cultura no Brasil” afirmou.

Para produção de “Um Amigo Diferente?”, o grupo Os Inclusos e os Sisos, da Escola de Gente, realizou Oficinas de Teatro e Inclusão para 40 jovens artistas que se inscreveram pela Internet. “Dessas oficinas saíram 10 novos integrantes para o grupo Os Inclusos e os Sisos: cinco deles/as estão em cena como atores e atrizes e os/as outros/as cinco trabalham em outras áreas, na parte de produção, de assistência de dramaturgia, de direção”, revelou Marcos Nauer, diretor da peça e um dos/as fundadores/as do grupo, em 2003.

Como exemplo de inclusão, o espetáculo conta ainda com a atriz Moira Braga, uma atriz cega, que também participou das Oficinas de Teatro e Inclusão, foi assistente de dramaturgia e na peça é responsável por passar, em uma tela que fica à esquerda do palco, as legendas eletrônicas para as pessoas surdas e com deficiência auditiva, operando um computador.

Mais de 1900 pessoas já se emocionaram ao assistir “Um Amigo Diferente?”, que tem temporada estendida até 28 de agosto, no Teatro Oi Futuro do Flamengo, sábados e domingos, às 11h30. A entrada é gratuita.

Clique aqui e veja no YouTube a reportagem integral, exibido pela TV Futura. E para assistir a matéria da TV Record, acesse o Portal R7, clicando aqui .


A Escola de Gente defende a implementação do Decreto Federal nº. 5296/04 e do Decreto Legislativo nº 186/08, que dispõem sobre acessibilidade nos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário